terça-feira, 23 de agosto de 2011

Desastre Ambiental.

No início de outubro de 2006, ocorreu no rio dos Sinos um desastre ambiental de proporções inimagináveis para o ecossistema, que causou a morte de no mínimo um milhão de peixes, em plena época de desova e reprodução. Este desastre foi considerado pelos ecologistas como a maior tragédia ambiental dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul.
        Para minimizar os efeitos catastróficos, foram instaladas três barreiras de contenção no município de Sapucaia do Sul e quatro prefeituras, além de órgãos ecológicos reuniram-se para pelo menos minimizarem os efeitos do desastre ambiental. Só na terça-feira, 10 de outubro, em Sapucaia do Sul foram retirados do rio 30 toneladas de peixes mortos, os quais foram dali transportados para um aterro sanitário da cidade.
        Ainda em investigação pela FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental - e demais órgãos ambientais, já se sabe que o motivo causador de tal acidente veio por intermédio de resíduos tóxicos lançados ao rio por intermédio possivelmente do arroio Portão, um dos afluentes do rio pela margem direita, arroio que drena as águas de Portão e Estância Velha, município que possui diversas empresas coureiro-calçadistas, curtumes e mesmo alimentícias à beira do arroio e que poderiam ter causado a tragédia que em que morreram 1 milhão de peixes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário